Agente externo à empresa, assume a reponsabilidade de auxiliar os executivos profissionais da referida empresa na tomada de decisões.
É o profissional capaz de desenvolver comportamentos, atitudes e processos que possibilitem à empresa transacionas interativamente fatores do ambiente empresarial e, por último, auxiliar o excutivo na tomada de decisões. Esse auxílio deve estar direcionado a proporcionar metodologias, técnicas e processos, que determinem sustentação para que o executivos das empresas tomem suas decisões com qualidade.
O produto do consultor representa o elo de ligação entre sua consultoria e a empresa cliente.Ese produto ou serviço que o consultor oferece ao mercado contempla trê componentes: a especialidade que está sendo oferecida (planejamento estratégico, estrutura  organizacional, reengenharia, sistemas de informações gerenciais, engenharia simultânea, pesquisa de mercado, etc.).O nível de conhecimento e a amplitude e estilo de atuação do consultor, tendo em vista uma melhor interação com a realidade da empresa cliente.
Para a realização do trabalho de consultoria não é necessário constituir uma empresa, pois o profissional - consultor pode atuar como consultor autônomo, mas também poderá ser feita presstação de serviços, através de uma empresa que, de acordo com o Código Civil 2003, pode ser sociedada civil ou sociedade limitada, cabendo ao consultor analisar qual q melhor opção para a constituição de sua empresa.