Expositores

Renato Lessa - é Professor Titular de Teoria Política da Universidade Federal Fluminense, desde 1994, e Investigador Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, desde 2010. Preside o Instituto Ciência Hoje, desde 2003. É Pesquisador 1 A do CNPq e pertence à Ordem do Mérito Científico, conferida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2005. Preside os Comitês Gestores do Programa de Cooperação em Ciências Sociais para os Países da CPLP de do Programa Pró-África, ambos no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi, em 2002, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Doutorou-se em Ciência Política, em 1992, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), instituição à qual permaneceu ligado, como Professor Titular e Pesquisador, de 1992 a 2010, tendo sido seu Diretor de Ensino, entre 1993 e 1995, e Diretor-Executivo, entre 1995 e 1999.

Débora Messenberg - Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Sociologia pela Universidade de Brasília (1986), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (1990), Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000), Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é Professora Adjunto 2 da Universidade de Brasília. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia- SBS. Tem experiência na área de Sociologia Política, Pensamento Social Brasileiro e Sociologia Rural. Desenvolve pesquisas relacionadas, principalmente, aos seguintes temas: democracia, cultura política, modelo político brasileiro, elites políticas e parlamento.

Fabiano Guilherme Mendes Santos - possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) , mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1994) . Atualmente é Membro de corpo editorial da Plenarium, Membro de corpo editorial da El Debate Político, Membro de corpo editorial do Mosaico: Revista de Ciências Sociais, Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política e Professor/Pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Instituições políticas brasileiras e em perspectiva comparada, atuando principalmente na área de estudos legislativos.

Raquel Meneguello - Professora Livre-Docente do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas e Diretora do CESOP - Centro de Estudos de Opinião Pública, da mesma universidade. É editora da revista Opinião Pública, membro do Planning Committee do Comparative Study of Electoral Systems (Univ.Michigan) e do Advisory Board of the Americas Barometer (Univ.Vanderbilt).

Maria de Fátima Junho Anastasia - possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) , doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1992) e pós-doutorado pela New York University (1997) . Atualmente é Professora Voluntária - Aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais, Professora Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e membro de corpo editorial da Revista Iberoamericana de Estudos Legislativos. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Político. Atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, política brasileira.

Marcus André Melo - Obteve seu doutorado pela University of Sussex (1987) (Inglaterra), e realizou o pós-doutorado no Massachusets Institute of Technology (MIT), onde também foi professor visitante. Foi representante de área na CAPES, membro do Comitê Assessor (CA) de Ciências Sociais do CNPQ e diretor da ABCP. Foi Distinguished Visiting Scholar na Yale University (2009), onde atuou como docente no Departamento de Ciência Política e no McMillan Center for International and Area Studies. Atualmente é Professor Associado de Ciência Politica e Coordenador do Núcleo de Opinião e Políticas Públicas - NEPPU na UFPE. Foi Resident Fellow do Bellagio Center da Rockefeller Foundation, sendo membro do Conselho Editorial e/ou parecerista de várias revistas tais como Comparative Politics, Political Studies, International Political Science Review, Development and Change, Politica y Gobierno, Latin American Research Review, Political Research Quarterly, World Development, Oxford Development Studies , Latin American Politics and Society, Global Social Policy, e Journal of Latin American Studies. Tem artigos publicados em Comparative Political Studies, Legislative Studies Quarterly, Political Research Quarterly, Latin American Politics and Society,Dados, RBCS, International Political Science Review, dentre outros veiculos. É também parecista do Social Sciences and Humanities Research Council do Canada e da FAPESP, entre outros órgãos de fomento. Atua nos seguintes temas: políticas públicas,economia política e teoria política. Bolsista de pesquisa do CNPQ desde 1993, desenvolve com bolsa nível 1B pesquisas sobre teoria democrática, federalismo e instituições sub-nacionais, constitucionalismo e constituições em perspectiva comparada, controle externo (Tribunais de Contas e Contralorias) e Corrupção.

Claudio Renato Weber Abramo - Graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo e mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é diretor executivo da Transparência Brasil, organização dedicada ao combate à corrupção e temas correlatos. Tem experiência nas áreas de surveys, estatística, modelação econômica, relações políticas, estruturas de controle do Estado.

Jairo Nicolau - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado (1991) e Doutorado (1995) em Ciência Política pelo IUPERJ. Em 2005/2006 fez estágio de pós-doutoramento no Centre for Brazilian Studies (University of Oxford). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Intituições Representativas e Comportamento Político, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, sistema partidário, partidos, sistema eleitoral e reforma política. Atualmente é professor visitante da UERJ. É membro do Comitê Assessor (Ciência Política) do CNPQ (2008-2011). Foi professor do IUPERJ (1995-2010), onde ocupou os seguintes cargos: coordenador da área de Ciência Política (1997-1999); diretor de seminários e publicações (2001-2003); diretor de ensino (2007-2009); coordenador do programa de mestrado/doutorado interinstitucional IUPERJ/CEFOR-Câmara dos Deputados (2006-2009); diretor-executivo (2009-2010).

Luis Felipe Miguel - É professor titular do Intituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e pesquisador do CNPq. É autor, entre outros, dos livros Mito e discurso político (Editora Unicamp, 2000), O nascimento da política moderna (Editora UnB, 2007) e, com Flávia Biroli, Caleidoscópio convexo: mulheres, política e mídia (Editora Unesp, 2011).

logo-ibs-pequena.png