Notícias

ESCRITOR EDMÍLSON CAMINHA RECEBE O PRÊMIO GALA DA LUSOFONIA

       O professor, jornalista e escritor Edmílson Caminha, consultor legislativo, aposentado, da Câmara dos Deputados, receberá em Portugal, no dia 12 de outubro, o Prêmio Lusofonia 2024 – Prémio Especial Língua Portuguesa. Instituída há oito anos, pela Associação Internacional da Língua Portuguesa, a homenagem é feita, anualmente, a intelectuais e a artistas das nações lusófonas: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Já a receberam o jurista José Ramos-Horta, Presidente da República de Timor-Leste, e os brasileiros Nélida Piñon, escritora, e Martinho da Vila, compositor e cantor.

      O novo contemplado recebeu a notícia nos seguintes termos: “A Administração da GALA PRÉMIOS DA LUSOFONIA, em reunião convocada nos termos, entendeu que o trajeto de serviço à Língua Portuguesa prestado por Vossa Excelência, Professor Edmílson Caminha, tem sido substantivo, continuado e da maior relevância. Deste modo, deliberou-se por unanimidade, sob proposta do Embaixador Lauro Barbosa da Silva Moreira, atribuir a Vossa Excelência o Prémio Lusofonia 2024 – Prémio Especial Língua Portuguesa. Trata-se de um galardão de cariz simbólico, constituído pela outorga de um Troféu alusivo e respetivo Diploma.”

       A solenidade ocorrerá no Salão Preto e Prata do Cassino Estoril, quando Edmílson Caminha, conforme já declarou, receberá a láurea em nome de todos os colegas brasileiros professores de Português, especialmente in memoriam dos mestres Edílson Brasil Soárez e Edmílson Monteiro Lopes, de quem foi discípulo no Ginásio 7 de Setembro, em Fortaleza, no Estado do Ceará, a quem deve o despertar da paixão pela língua portuguesa e pelas grandes obras literárias que a ilustram e engrandece

logo-ibs-pequena.png