Notícias

O Caminho Inverso: Ato Pela Democracia

Invasores atacaram a democracia, quebrando vidros, móveis e obras de arte nas sedes dos três poderes. Não conseguiram ameaçar o regime democrático, pois ele é muito maior que os prédios que o representam. E para simbolizar que os cacos da destruição podem ser matéria-prima de uma democracia fortalecida, os servidores do Congresso Nacional vão fazer um ato nesta quarta-feira (8), quando o abominável episódio completa um mês.

“O caminho inverso: Ato pela Democracia” significa não apenas contrapor a invasão violenta com uma marcha pacífica. Significará também que o Congresso Nacional, representado pelos seus servidores, quer estar cada vez mais próximo do cidadão, pois é a caixa de ressonância dos desejos de toda a sociedade.

O ato ocorrerá a partir das 14h, hora aproximada do início dos ataques. Se iniciará no Salão Negro, primeiro espaço invadido e que une as duas casas do parlamento nacional. Terá a participação dos corais dos órgãos do Legislativo – Câmara, Senado e TCU – que cantarão o hino nacional brasileiro. Terá mensagens de autoridades brasileiras e estrangeiras, como os integrantes da coalizão Capitol Strong, formada por entidades que se uniram após a invasão do Congresso dos EUA. Por fim, o ato culminará no gramado em frente ao Congresso Nacional onde a palavra Democracia e a bandeira nacional serão abraçadas pelos participantes.

O ato está sendo convocado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo – Sindilegis, com apoio institucional da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Organização dos Estados Americanos, União Interparlamentar, Associação Brasileira de Comunicação Pública, Bússola Tech e Flap Comunicação.

Credenciamento de visitantes

O Ato será aberto a todos que desejarem participar, inclusive, a visitantes externos. Porém, aos que não forem servidores das Casas Legislativas, pedimos que encaminhem para o e-mail presidencia@sindilegis.org.br as seguintes informações: nome, CPF e RG. Os dados são necessários para o controle de entrada, realizado na portaria do prédio.

logo-ibs-pequena.png