Murilo Rodrigues da Cunha Soares
Consultor Legislativo
Brasília, 13/04/2020
Se você estiver num zoológico e um tigre faminto escapar da jaula não há necessidade de correr mais que o tigre, basta correr mais do que alguns dos seus vizinhos [dito popular chinês(?)].
Não há dúvidas: se algum país do mundo pode sair da crise do Covid-19 substancialmente melhor do que os demais, este país é o Brasil. Conspiram a nosso favor até mesmo algumas anomalias, circunstanciais ou permanentes, da nossa realidade.Urge, no entanto, fazermos com que todos – brasileiros e estrangeiros, dos mais simples cidadãos aos mais sofisticados investidores–despertem para esse fato. Urge lembrarmo-nos e lembrá-los do que já fomos e ainda somos capazes. Urge conceber um plano global de combate aos efeitos do Coronavírus e, com isso, dominarmos as expectativas sobre nossa atuação contra a crise e sobre a situação do País ao final do processo.
Para expor os motivos que sustentam essa introdução, trataremos o assunto subdividindo o enfrentamento do Covid-19 em três fases ou etapas, cada qual com seus desafios mais prementes, mas, claro, com várias ações complementando-se umas às outras ao longo de todo o processo.